segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Gostaria de poder escrever aqui todos os dias....na verdade tenho Diarios...atualmente sao
semanarios....
So que atualmente estou me preparando para fazer uma exposiacao em uma livraria Portuguesa
em Genebra - Livraria Camoes.
Serao expostos trabalhos de 2012 - Aquarela sobre Tela
Sao trabalhos Abstratos...que amei fazer e que agora, depois de alguma batalha, serao visto...
espero que por muitas pessoas e principalmente por meus amigos que aqui vivem!
O processo criativo nao e' facil...como nada na vida. Tudo precisa de tempo para nascer.
Esta minha etapa, nao foi a pior que passei aqui na Europa...eu posso dizer...esta sendo maravilhosa!
Poder ter tempo para desenhar...pensar...e pintar as telas...
Aprender a fazer Aquarela em tela...foi um processo um pouco demorado...suado...e intenso.
E fiz...adoro os resultados...e estou pronta para mostra-los.
Quero poder so trabalhar com Arte...poder ter o dinheiro suficiente para Viver do meu trabalho.
E agora estou acreditando nesse sonho e tornando ele realidade!
Quando tiver as fotos do evento ...certamente serao postadas aqui, e quero que todos os meus amigos
vejam e curtam comigo essa grande alegria e momento tao especial da minha vida!
Louca  e maravilhosa VIDA!!!!

O CRIAR

Transpirar...tempo...liberdade

Extase!!!!

Capacidade de criar e imaginar
Luz , alegria, cor

Paz!!!
        Encontro,
                   Descoberta...

Olhei...vi na essencia..na alma,
      com olhos amorosos e lucidos.

Arte...emocao...
       Pureza...

Momento muito especial...
Naturalmente solitario...
Em sintonia com o universo.

O verde profundo que me rodeia, o sol...
A luz, intensidade...clareza
Musica bela - delicada...
Magia
        Fascinate vida...

Estou completamente alerta... Inteiramente viva...
AMOR, ALEGRIA, VIDA!!!
                            E' bonita....e' linda!!!
                                                                                 Maria Lagranha, Geneve ,Agosto/2011







terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como tudo aconteceu...

Nao e' facil decidir por uma mudanca radical na vida. Estava separada...filhos grandes...e uma grande curiosidade pelo "Velho Mundo". Sou apaixonada por historia e Arte...a Europa  e' o local certo para
aprofundar o conhecimento  . Uma coisa que sempre gostei foi participar de gincanas...desde crianca participava com minha irma mais velha...e  depois de casada, na cidade onde morei, tinham gincanas otimas. A gincana faz voce compartilhar, brincar e lutar por um objetivo comum...que e' a vitoria. Ao participar das gincanas me preparei para o imprevisto, para tomar decisoes rapidas e decisivas, aprendi a ser solidaria, participativa, enfrentar o medo e ter coragem . Comecei a fazer longas caminhadas sozinha...pensando em todas as coisas boas que eu tinha e as coisas que eu queria que mudasse na minha vida...fiquei mais magra...mais saudavel...mais leve...mais bonita e segura. Li os livros do Amir Klink...viagens solitarias num veleiro. Li dois livros sobre o caminho de Santiago de Compostela. Estava pronta...decidida e fui. Estou na Europa a 11 anos, estou vivendo, trabalhando e morando no quinto pai's, falo 4 idiomas fluente e estou aprendendo Frances. Estou viva e feliz ..agora trabalhando com arte...pintando aquarelas em tela...deixando a criatividade fluir. Tenho uma vida simples e em paz. E como diz Danuza Leao ..." Pintou uma viagem. Voce enlouquece, quer ir claro....Va', va' e va'. Vai voltar outra pessoa, revigorada, mais bonita, mais feliz, enriquecida; esqueca a obrigacao de sofrer ( que todos nos temos), nao pense e va'.Desenvolva seus sentidos. Viaje atraves dos sons, dos odores. Apure seu olfato, seu paladar. Viva!"

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O Mundo e' meu LUGAR!

Em 2001 decidi mudar...e viajei para a Europa com uma passagem de 1 ano, para conhecer 3 paises diferentes de trem. Como tenho Cidadania Italiana, comecei por Milao... Bergamo...Firenze..Vicenza,
na Espanha...Barcelona.. Sevilla..Madrid, em Portugal...Lisboa.. e todo o caminho do comboio que liga ate Cascais, saindo de Cais do Sodre. Viagem maravilhosa...um presente que me dei aos 44 anos de idade...algumas malas e todo o tempo do mundo pra VIVER. Trabalhei e curti  todos os momentos...conheci lugares lindos, muitas pessoas e conquistei alguns amigos. Desfrutei da liberdade com sabedoria e aprendi muito com as diferentes culturas. Voltei ao Brasil no final de 2002 e decidi que ser imigrante seria minha condicao de vida.
Ja de volta a Europa optei por Lisboa, por falar a "mesma lingua", acho que devemos chamar a nossa, de Lingua Brasileira, ja que sao tantas as diferencas. No primeiro contato nao entendia nada que falavam...o verbo e' usado no infinitivo, os nomes das coisas sao outros e a pronuncia e' incompreencivel. Depois de 6 meses entendia tudo e conseguia me comunicar bem, e ate hoje, se encontro 2 portugueses do Norte falando...nao entendo nada... e' um dialeto!!!!!
Depois mudei pro Sul da Inglaterra - Cornwall , fui trabalhar numa fabrica de embalagens de carne...num ambiente de trabalho a -2 C, mas com calor humano e bom humor que me faziam esquecer do frio e aproveitar a experiencia de aprender o Ingles facilmente, imersao numa lingua e' a melhor experiencia que podemos ter. Vivi 1 ano e meio entre Plymonth e St Austel em Devon e conheci toda a Regiao Oeste da Inglaterra. Conheci lugares incriveis ..como Newkay...uma praia de surf ...com ondas fortes...tonalidade amarela fabulosa no verao...e onde da praia se pode ver ovelhas circulando livremente em cima dos penhascos...paisagem diferente tambem em Tintagel, no museu da village tem a espada Escalibur, da Lenda do rei Arthur e na beira do mar a caverna do mago Merlin. Depois fiquei sabendo que em cada pais da UK existe " seu local" da lenda. Visitei tambem Land's End, com seu por- do -sol no mar, magnifico e demais praias do Canal da Mancha...Dorset e' pequenina e fantastica com suas galerias de arte e pubs tipicos beira mar....e descobri que os Ingleses chamam o Canal de English Channel...ate nisso eles sao diferente de todos. Em 2007 fui morar em Londres e amei viver la por 3 anos. Por ter estudado Licenciatura em Educacao Artistica, pude me inscrever em agencias inglesas para trabalhar como nanny e iniciei uma nova etapa da minha vida...convivendo com muitos brasileiros interessantes e queridos e outros nem tanto....e trabalhando com ricos Ingleses. E descobri que VIAJAR E' A MELHOR COISA DA VIDA, ainda mais quando nao sou eu que pago os custos. Essa profissao...cuidar de criancas...e' maravilhosa porque voce vai trabalhar e se divertir muito tambem, claro que sempre tem excessoes...como maes neuroticas, arabes mesquinhos, pais safados e beberroes...mas ninguem e' perfeito ne? E eu curti muito meus 5 anos de nanny. Viajei por muitos lugares do mundo, com as familias.
 Vi cidades incriveis, praias maravilhosas...hoteis 5 estrelas...viagem de primeira classe e sempre pronta pra fazer a mala para a proxima aventura. Conheci a cultura das Ilhas Mauricius...onde os Deuses sao Animas com corpo humano...muita cor e uma culinaria perfeita! Fui  a Lanzarote, ilha vulcanica das Ilhas Canarias. No arquipelago Cabo Verde, estive no resort do meu patrao , na Ilha do Sal e descobri que eles falam como nos os brasileiros e adoram Djavan. Conheci as Dolomite e Val D'Osta, na Italia , durante o inverno. Estacoes de esqui lindas e agitadas...montanhas poderosas e rosaceas com os raios solares. E agora vivo em Genebra na Suisse, onde cada estacao do ano e' uma surpresa aos olhos...Primavera florida e alegre,Verao escaldante com festas em todas as cidades e shows de rock e jazz ao ar livre, nos palcos dos parques; Outono de passeios no Lago Leman e jantares festivos, tradicionais e Inverno intenso nas estacoes de esqui e nas cidades repletas de turistas para aproveitar a beleza da paisagem branca e indiscutivelmente perfeita. Em Genebra e todas as cidades do lado Suisso do lago se pode ver o Mont Blanc, que e' Frances ...mas que se mostra inteiro e maravilhoso para a Suisse. Estarei sempre aqui contando e dividindo minhas aventuras que nem sempre sao perfeitas mas sao maravilhosas, cada momento e'unico e especial.
 Como diz Irvin D. Yalon, no livro  A Cura de Schopenhauer "...nao se trata de ser feliz ou infeliz, pois a vida nao e' senao o momento presente, que esta sempre sumindo e, finalmente se acaba..."




Portando vivamos antes de morrer!